top of page

Litha - Solstício Verão 🌞

21 Junho o dia mais longo do ano, Solstício de Verão no hemisfério norte. Antes da implementação do calendário gregoriano na Europa, os solstícios e equinócios marcavam o início e fim de ciclos e eram celebrados com muita alegria. Em tradições antigas, haviam lendas e rituais de celebração do Solstício, nessa altura com o nome Litha. Este termo pode significar roda, alusivo ao Sol e ao fogo por todo o seu brilho.

Alguns dos rituais consistiam em fazer fogueiras que representavam o Sol, banhos purificantes em cascatas ou rios, dança,música e refeições ao ar livre para celebrar em alegria e com saúde a fertilidade da mãe Terra, o calor e a colheita. Sempre foi considerado um excelente dia para agradecimentos e pedidos a Gaia.

Aproveita este dia para entrar em conexão contigo e com a Terra. És um ser cíclico e tal como a natureza tens períodos de crescimento,florescimento,morte e renascimento. Apeoveita este portal para criar e semear as tuas intenções.

Questiona-te:

  • Como me sinto eu?

  • Como está a natureza à minha volta?

Respira, observa- te e se sentires regista aquilo qie sentes.

Após este momento contigo podes dançar, cantar e estar em contato com a natureza.

Com a chegada do Verão aproveita para deixar o Sol entrar. Abrevo teu coração e também as janelas da tua casa.

Arruma roupeiros, gavetas e desfaz-te daquilo que já nada te acrescenta. Podes também fazer um banho de purificação com ervas para cortar com velhos padrões, trazer leveza e invocar algo novo para a tua vida.

Fazer um piquenique na natureza com familia e amigos é também uma forma de celebrar a vida e abundância, partilha frutos da época.

Escolhe também neste dia as sementes que queres lançar à Terra para que germinem e se multipiquem. Cria as tuas intenções para os meses de Verão.

Feliz Litha, feliz Solstício de Verão ☀️


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page